Estatuto e Organograma do InsTI - Instituto Tonny Ítalo

Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais → 23 de Abril

  PodSer , o livro é de todos os dias. Lucas Junior* Durante a passagem do Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais, o Insti...

terça-feira, 9 de abril de 2024

9 de Abril - Dia Nacional da Biblioteca

#AbrilLeitura - Corte podcast:  PodSer?

No dia 25 de março de 1867 foi fundada a Biblioteca Publica do Ceará. Com base no ano, esse significativo período nos remete à ideia de vanguarda, ineditismo na causa do saber e pesquisas do conhecimento. Entretanto, no que pese à gratidão ao Senador Pompeu pelo trabalho que resultou numa necessidade, a nossa primeira fonte oficial de leitura chegou tarde.

Nessa época não tínhamos escolas, as pessoas letradas eram oriundas de uma sociedade dominada pelo poder econômico e perseguidor, diante de uma extrema desigualdade social. Aqueles (porque ainda não existiam “aquelas”) que se aventuraram na instrução pública (educação) geralmente rompiam até com suas famílias para cooperarem na luta contra o analfabetismo generalizado.

E o fato de, embora lentamente, o povo cearense livrar-se das amarras da escravidão social, aprendendo a ler e escrever, nos evidenciou algo mágico: o amor pela leitura. Não importa a situação da pessoa, mesma faminta e debruçada sobre um surrão feito cama, o livro sempre foi uma terapia, um diálogo com Deus, que nos ensina, informa e prende a atenção.

Nossa experiência no InsTI simboliza essa visão histórica. As crianças carentes se tornam ricas quando estão com um livro. A curiosidade as desloca a um mundo mágico, do conhecimento, do otimismo, da certeza de que seu futuro os libertará da frustração em que convive. Daí o papel de uma biblioteca, envolver e transformar.

O tempo é testemunha da disposição humana para ler. E a Biblioteca Comunitária Poeta Arievaldo Vianna possui parcela nessa contribuição, levando arte e cultura para um povo dominado e de origem sofrida.

Portanto, não importa o momento, estamos trabalhando, incansavelmente, diariamente, para continuarmos a luta pela educação, não para satisfazer os filhos da classe média, mas acabarmos de vez com o analfabetismo no nosso Ceará. Dia da Biblioteca, hoje e sempre.

 _Lucas Junior: Coordenador da Biblioteca Poeta Arievaldo Viana. Escritor, memorialista e historiógrafo.

_vídeo edição: Gleicy Martins - diretora Espaço Cultura do InsTI  @gleicy_80

 Instagram:

https://www.instagram.com/reel/C5jH6qDrWGc/?igsh=c3lxNnNoOHRsa21p


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário