Estatuto e Organograma do InsTI - Instituto Tonny Ítalo

Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais → 23 de Abril

  PodSer , o livro é de todos os dias. Lucas Junior* Durante a passagem do Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais, o Insti...

terça-feira, 31 de maio de 2022

Arraiá do InsTI: A Tradição Solidária

“A diversidade cultural abrilhanta e agiganta os nossos princípios éticos de respeito ao próximo!” – InsTI 


_Atualização com a festança do dia 25/06/2022.


Tradicional ARRAIÁ Solidário do InsTI / ❷⓿❷❷ - 3 anos depois (último foi em 2019), foi Diversão & Solidariedade garantida! 


Neste ano, além da Casa de Reboco para o “Arrasta Pé com o Trio (sanfona, zabumba e triângulo) - CABA DO NORDESTE, a Carroça do Boi foi a grande sensação da festança, além do Cantinho com o Time do Coração  🌟❤️🌵💛 onde ficaram Bandeiras do Leão, do Vozão e do Tubarão; muita comida, bebida e roupas típicas... maravilhosas prendas e vários Bingos, inclusive de uma Bicicleta (doada ao InsTI). Assim foi nossa festança. Inté mais, pessoar!!!🙏 InsTI parabeniza e agradece de forma efusiva a todas as pessoas que contribuíram para noite tão especial e agradável. Organizadores, apoiadores e brincantes. Arraiá foi de Alegria, Paz, Rock e muita Solidariedade!!!

Todo nosso trabalho é VOLUNTÁRIO agradecemos sua colaboração 🤝🏽

Detalhes na festança: distanciamento de mesas de grupos ou famílias (por conta de ainda estarmos na luta com a pandemia da COVID-19):
 
Cantinho do Time do Coração
ficou arretado ⚽👏🏽 ;
Setor sempre especial da Turma do Rock;  
Caixa na Bodega da festança: João já trazia a placa: "não vendo fiado pra não arranjar um intrigado";

Eita carroça boa, sô! Uma chiqueza só! Boi violeiro  foi tbm a grande atração da festa ;
Teve todas as idades no Arraiá do InsTI: Teve "pessoinha" de toda idade Olha o tamanho tbm no rock Criançada curtiu, até Centenária q chegou de carroça...rs; 


Bora pras Prendas:
Ganhadora do 1° bingo - Yvina (camiseta do rock🤘 🎸);
Ganhadora do 2° bingo - Sandrinha (óleo sobre tela da artista plástica Gleicy Martins);
Ganhadora do 3° bingo - Carol (Enciclopédia de Tarcísio Matos q será lançada em 7 de julho na BECE);
Ganhadores do 4° bingo – o Especial, a Bicicleta - Leandro e namorada (detalhe: batido nas duas cartelas); 
Ganhadora do bingo extra - Gleicy (Enciclopédia de Tarcísio Matos q será lançada em 7 de julho na BECE);
Família de Lisbela foi contemplada com a prenda surpresa (produção de bolsa e chapéu - ambos feitos à mão por Gleicy Martins);
Teve "pessoinha" de toda idade, olha o tamanho no rock. Criançada curtiu.  É rock baby!

 

AGRADECEMOS todas as colaborações e seguiremos juntes em prol ♻️ da Natureza, da Humanidade, do Planeta! 🌏 Ajude o InsTI a Ajudar!  Chave PIX - CNPJ: 23.866.308/0001-10

_Dados Bancários:
Banco do Brasil - (BB 001)
Agência: 1218-1
C/C - 61273-1

Flashe 1 do Trio "Caba do Nordeste" no Arraiá do InsTI

                                       Flashe 2 do Trio "Caba do Nordeste" no Arraiá do InsTI

– A tradição da festança junina do InsTI - após 3 anos de parada por conta da COVID-19 – (2020 e 2021 não tivemos Arraiá), volta em 2022

Vídeo/chamada “Arraiá” do InsTI - 2022


– Edição e produção: Gleicy Martins – colaboradora do Espaço Cultura do InsTI 

J. Lucas Jr.*

A origem 

As festas juninas remontam às raízes dos descendentes portugueses no Nordeste brasileiro desde a sua colonização. Louvando São João, São Pedro e Santo Antônio, vivenciavam-se na Europa os agradecimentos pelas colheitas e pelo dom da vida, desejando saúde e prosperidade. De princípio, em Pernambuco, para onde se deslocaram os “Novos Cristãos”, famílias vitimas dos conflitos da monarquia. Depois, a busca pelas terras cearenses, a maioria doada pela coroa para moradia e cultivo da terra, fato que atraiu os pernambucanos de origem de Lisboa e do arquipélago dominado pela Ilha da Madeira.

Com o passar dos anos, em meio às roupas caipiras, culinária e costumes de povos rurais, associando-se ao ritmo do forró, elas se tornaram tradicionais no Nordeste, representando não apenas a sua cultura como meio de atrativo turístico-econômico. Fato que extrapolou os limites da região mais carente do País, sendo comemoradas em todos os estados e no Distrito Federal.


O InsTI no “Arraiá”

Como entidade focada no entrelaçamento dos mais carentes e a perspectiva de superar suas angústias, problema secular puxado pela fome e pelo desemprego, o Instituto Tonny Ítalo realiza a sua festa junina desde 2016 (InsTI foi fundado em 26/07/22015). Tem como objetivo colaborar com a superação dos problemas por que passam as crianças e suas famílias no entorno de sua sede em Itaitinga. Uma celebração detalhadamente trabalhada para levar o entretenimento de forma amistosa e descontraída para os seus colaboradores.

Ao som do forró pé-de- serra do Trio Cabra da Peste e Trio Caba do Nordeste, foram quatro eventos até a parada forçada pela pandemia a partir de 2020. Todos com equipes específicas de colaboradores que transformaram o Sítio Cultural da Fundação SINTAF num povoado festivo de São João. Com uma decoração focando a época, comidas tradicionais, som ao vivo e bebidas a gosto do freguês, tudo decorrente da ajuda inestimável dos amigos, o "Arraiá do InsTI" atrai pessoas alegres, independente da classe social, num momento de confraternização, inclusive com a presença sempre bem-vinda dos roqueiros mais experientes da cidade, que veem ali um lugar perfeito para os seus costumeiros encontros.


O retorno de luto

O retorno do Arraiá obviamente marcará um momento de solidariedade e respeito a todas e a todos que partiram em consequência da Covid-19. Perdemos entes queridos; muitos também adoeceram e sofreram com as enfermidades, e por conta disso o evento deste ano trará a mensagem de amor pelas vítimas ao mesmo tempo em que procurará o máximo de alegria e de positivismo para que possamos entender a lição da devastação pandêmica com a necessidade de nos aproximarmos e revigorarmos a atenção para com os pobres e desassistidos.

Os cuidados, entretanto, continuarão, tendo em vista que ainda não superamos a Covid-19 e convivemos com os arbovírus. Os cuidados continuarão, mantendo a higiene em alerta. Dessa forma, adaptando-se à realidade dura, o Arraiá do InsTI retorna na mesma perspectiva dos velhos europeus, nem tanto para agradecer pela colheita agrícola, mas pela colheita de amor ao próximo. Venha nos ajudar, seja mais um (ou novamente) um colaborador e faça a criançada carente voltar a sorrir.

*J. Lucas Jr. – coordenador da Biblioteca Comunitária do InsTI-Poeta Arievaldo Vianna

 

Tradicional ARRAIÁ do InsTI - ❷⓿❷❷ 🔥

A pandemia num tirô nosso forgo... avia q são 3 ano de sodade, derde 2019

Sábado, 25 de junho, a partir das 18 horas, no mesmo canto dos outros. Pegue o Rumo pro Arraiá do InsTI

Local: Sítio Cultural da Fundação Sintaf

Arrasta-pé: "Trio Caba do Nordeste", comidas / bebidas típicas (nas barraquinhas) e vários BINGOS relâmpagos no decorrer da programação. Atenção: este ano tem inté BICICRETA 🚲 

Ajude o InsTI a Ajudar! 

Cartela Solidária, SOMENTE R$15,00


InsTI – Instituto Tonny Ítalo, e seu Espaço Cultura, têm compromisso com: SOLIDARIEDADE, CULTURA DE PAZ, ARTE E SUSTENTABILIDADE. Portanto, AGRADECEMOS todo tipo de apoio e seguiremos juntas, juntes e juntos em prol da Natureza, da Humanidade, do Planeta! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário