Estatuto e Organograma do InsTI - Instituto Tonny Ítalo

Ação Sociocultural no InsTI - Outubro Rosa & Mês das Crianças

 Outubro Rosa & Mês das Crianças - Ação Sociocultural no InsTI Vídeo com  flashes  do 12 de Outubro no InsTI  Brincadeiras e Guloseimas ...

terça-feira, 23 de abril de 2024

Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais → 23 de Abril

 

PodSer, o livro é de todos os dias.

Lucas Junior*

Durante a passagem do Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais, o Instituto Tonny Ítalo, através do Espaço Cultura, debateu em podcast um pouco sobre as experiências com o tema, incluindo a lembrança do Dia Nacional do Livro. Um debate harmônico, no qual se expôs a importância da leitura na formação humana.

Devidamente convidados pela presidenta Gláucia Lima, os escritores comentaram sobre as suas obras e suas relações com o leitor. Dra Marluce Oliveira, Jofran Fonteles (multiartista), Gildomar Marinho, Kelsen Bravos, Tarcísio Matos, Chico Sergio e Lucas Junior, pesquisadores sobre o folclore cearense, leitores, curiosos sobre a vivência das artes e da nossa história, revelaram-se comunicadores e assim prenderam a atenção da assistência.

Eis o papel do InsTI, ouvir e colaborar. O que foi exposto reforça a nossa opinião de que, em meio a tantas plataformas e redes sociais prejudiciais, a leitura desperta crianças e jovens, o nosso futuro, sempre curiosos e atentos. Mas também nos anima o crescimento do público feminino por essa relação cativante. Sem dúvida destaques durante feiras, bienais e presença nas livrarias e em lançamentos.

Aliás, nos dói noticia de fechamento de livrarias. Trata-se de um ramo que não pode parar. Tem seus problemas, como gastos elevados, portanto merecem apoio dos governos. Da parte do InsTI, porém, não faltará empenho pela solidez do comércio físico dos livros. E o fato de as editoras saberem contornar crises, retornando à lucratividade nos alenta.

Que os debates continuem, e que todos compartilhem esperança. Gratidão aos colegas colaboradores. E a certeza de que o livro será sempre ovacionado.


Lucas Junior*
– coordenador da Biblioteca (do InsTI) Poeta Arievaldo Vianna. Escritor, memorialista e historiógrafo. @acervo_lucas

Gleicy Martins – vídeo/edição: diretora Espaço Cultura do InsTI.  @gleicy_80


YouTube: 23 de Abril → Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais 


podcast do InsTI - PodSer? #AbrilLeitura

Participações:

_Kelsen Bravos: Escritor, editor, professor, consultor e assessor na área de Cultura e da Educação com foco em Política Pública, Literatura e Língua Portuguesa - Pesquisa, Leitura, Escrita e Ensino. Editor do programa on-line "Kelsen Bravos ConVida — Literatura, Leitura, Educação, Sociedade" e do blog Evoé! kelsenbravos.blogspot.com.br.
Colabora com o Ponto de Cultura Ao Pé da Letra; com o Grupo Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino (Re)Leitura Mundo — ambos da UECE; integra a executiva da ONG Casa do Conto.
É autor de 12 livros publicados, o mais recente, Rui — o homem que vestia palavras foi publicado pelo Instituto Rui Barbosa.

- Gildomar Marinho: Músico, cantor, compositor e gestor cultural. Na Música, está lançando seu oitavo álbum: O Peripatético. Apanhado de canções contemporâneas, crônicas e poesias destes tempos atuais.
entre as canções, um apanhado de poemas próprios e parcerias com letristas do Brasil inteiro, em especial, do Maranhão e Ceará.

_Drª Marluce Oliveira: Psiquiatra. Mestra em Saúde Pública pela UECE. Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em psiquiatria pela Associação Médica Brasileira - A.M.B. e pela Associação Brasileira de Psiquiatria - A.B.P.  Coordenou o processo de Reestruturação de Assistência em Saúde Mental da Casa de Saúde São Gerardo/CE.
Diretora de Desenvolvimento -Humano e Coordenadora do NUEEP do Instituto Dr. Vandick Ponte. Médica e Diretora Técnica do Centro de Desenvolvimento Psicossocial. Exerceu função de Supervisora em Centros de Atenção Psicossocial - CAPS.
-Supervisora do Laboratório Social / Sefaz - CAFAZ - Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais.
-Professora colaboradora do curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde - CNEPES - UECE.
- Organizadora do livro Sofrimento Psíquico e a Cultura Contemporânea: Perspectivas Teórico-Clínicas.
- Organizadora do livro Sofrimento Psíquico e a Cultura Contemporânea e Resiliência.
-  Organizadora do livro Sofrimento Psíquico e a Cultura Contemporânea: Da Vulnerabilidade à Potência de Agir.
- Organizadora do livro Saúde Mental e Trabalho na Contemporaneidade.

_Jofran Fonteles: Fundador presidente do INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES (Educação, Cidadania, Sustentabilidade e Formação) Graduado em Eventos - FIC, MBA - Hotelaria e Evento Turísticos - Ateneu - Especialização em Arte Educação para o ensino da música - Darcy Ribeiro 2 PDC - Permacultura Design couse (Design em Permacultura) Instituto Permear - Rede de Permacultores & IPC Instituto de Permacultura e Ecovilas do Ceará.
Radialista, compositor, músico, desenvolve ações de desenvolvimento humano por meio de várias ferramentas.


_
Gláucia Lima: natural de Mombaça (Sertão Central – CE), desde a infância radicada em Fortaleza onde pariu uma filha e 2 filhos, é doutora em educação, professora e mestre de espanhol, coordenadora do FMFi-Fórum de Mulheres no Fisco, presidenta da Casa Brasil-Cuba/CE, presidenta do InsTI e mãe do Tonny Ítalo. Autora da Trilogia Sonho-Uma Percepção da Verdade; Sonho-Uma Ponte do Consolador; Sonho-Uma Magia da Grande Arte (em produção), Obras em espanhol e, em parceria com Vera Camelo, a obra infantil, Cajueiro Pequenino- livro/CD. 


quinta-feira, 18 de abril de 2024

Dia Nacional do Livro Infantil - 18 de Abril

 

18 de Abril - Dia Nacional da Literatura Infantil 

                                                                                         - Lucas Junior* -

    Imagine um país distante da Europa e das Américas em pleno processo de colonização, dominado por nativos e em meio às riquezas naturais, como as florestas. Foi na Austrália que nasceu o escritor Joseph Jacobs, contista que, em mensagens simples, despertou o mundo para a literatura infantil.

Tamanha contribuição ensejou a curiosidade de autores de todo o mundo ao ponto do gênero inédito chegar ao Brasil.

    O escritor australiano publicou, em 1853, Os Três Porquinhos, no qual expõe, em fábula, as habilidades de três pequenos animais em fuga das ameaças de um lobo. Dois deles fracassam e constroem casas frágeis, mas o terceiro ergue a sua com tijolos e vence o perseguidor.

    A mensagem de Jacobs, de resistência e perseverança, expressa uma das causas do surgimento da literatura infantil no Brasil. Assim como o estrangeiro, os primeiros escritores brasileiros do gênero eram folcloristas, pois a arte de escrever sobre um assunto excepcional exigia conhecimento do seu povo, dos seus problemas, sobretudo do agravamento do analfabetismo e a luta pela educação das crianças.

    Nesse sentido, Olavo Bilac escreveu Poesias Infantis em 1904, obra que discute o sentimento da sociedade em relação à literatura infantil, ou seja, um convite às discussões de novos mecanismos para a leveza do ensino das crianças, explorando o encantamento.

    Monteiro Lobato, o pai da literatura infantil brasileira, ao qual a data de 18 de abril homenageia pelo dia do seu nascimento (1882), profundo conhecedor do nosso folclore, soube explorar o assunto com a sua peculiaridade, de prender a atenção dos leitores em volta da inocência da criança e das que as cercam, desde 1921, com Narizinho ArrebitadoSurgiria o período de produção genuinamente brasileira, destacando-se Cecília Meireles, Viriato Correia, Clarice Lispector e Mário Quintela, partindo para influência do modernismo e rica valorização da cultura, seja rural ou urbana, culminando com as narrativas atuais de Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Ziraldo, falecido recentemente.

         Mas é claro que os desafios sempre foram enormes para se produzir um livro. Muitos autores continuaram no anonimato por falta de apoio, outros tiveram sorte. Lobato, por exemplo, criou a primeira editora nacional, a Revista do Brasil. E a partir dela todos os estados passaram a editar publicações de cunho infanto-juvenil. Daí a necessidade de profissionalização, fato que a literatura infantil é hoje uma obrigação nas escolas, e, se bem produzida, rentável economicamente.

        Para o Instituto Tonny Ítalo, 18 de abril é permanente. Foca-se na criança, trabalha na perspectiva de apoio educacional, ao mesmo tempo que aprende com elas como os tijolos da casa do porquinho. O alicerce dessa árdua construção é a literatura infantil, por isso conta com o engajamento de todas e todos. Porque a luta se perpetua, é resistente e expulsa o lobo-mau do analfabetismo.

_Lucas Junior* – coordenador da Biblioteca (do InsTI) Poeta Arievaldo Vianna. Escritor, memorialista e historiógrafo. @acervo_lucas


#AbrilLeitura
 - PodSer? - o podcast do InsTI

- Escritor@s, músic@s e autor@s no podcast
Chico Sérgio / Tarcísio Matos / Jofran Fonteles / Gláucia Lima / Lucas Jr.


_Gleicy Martins – vídeo/edição: diretora Espaço Cultura do InsTI.  @gleicy_80

_Chico Sérgio Araújo: Chico Araujo nasceu em Fortaleza, Ceará, em setembro de 1960.
Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, tendo se especializado em linguística, em Descrição do Português, na mesma instituição. Possui mestrado em Letras (literatura) pela Universidade Federal do Ceará.
Professor de língua portuguesa e literatura por quarenta anos em escolas da rede privada de Fortaleza.
Poeta e ficcionista, tem os seguintes livros publicados: O menino e o outro menino (infantil); Aziul, uma história de sombras e de luz (infantil); Versos de setembro e outras insurreições(poesias); Entre versos, sombras e assombros(poesias); O relógio de parede(contos); Em compasso de espera(contos).
Tem participação como poeta e ficcionista em várias coletâneas de textos literários no Brasil e na América do Sul.
É letrista e intérprete de músicas do cancioneiro nacional, tendo músicas em parcerias nas plataformas digitais musicais, como o recém-lançado EP CAMINHOS, com canções autorais em parcerias com Matteus Viana.

_Tarcísio Matos: Jornalista e assessor de imprensa, escritor, compositor, produtor (TV e rádio), voluntário da Associação Peter Pan, palestrante espírita.
- Escreveu, em 1999, VAIANDO O SOL (com o melhor do humor dito e feito pelos cearenses ao longo dos tempos)
- Em 2022, lançou A GRANDE ENCILOPÉDIA DA FALA CEARENSE.
- Preparando para 2024/2025, a coletânea de histórias publicadas no Jornal O POVO nos últimos 35 anos como cronista.

_Jofran Fonteles: Fundador presidente do INSTITUTO SEMENTE DAS ARTES (Educação, Cidadania, Sustentabilidade e Formação) Graduado em Eventos - FIC, MBA - Hotelaria e Evento Turísticos - Ateneu - Especialização em Arte Educação para o ensino da música - Darcy Ribeiro 2 PDC - Permacultura Design couse (Design em Permacultura) Instituto Permear - Rede de Permacultores & IPC Instituto de Permacultura e Ecovilas do Ceará.
Radialista, compositor, músico, desenvolve ações de desenvolvimento humano por meio de várias ferramentas.

SOLIDARIEDADE É AMOR EM AÇÃO! A Paz é Ativa! #SomosTodxsInsTI por Justiça, Alegria e Paz! Agradecemos todo apoio e toda solidariedade! Entre em contato conosco, InsTI precisa de você! 85-985830074 WhatsApp do InsTI (somente mensagem) Chave PIX do InsTI é o CNPJ 23.866.308/0001-1 - GRATIDÃO!

Agende uma visita ao InsTI, conheça nosso projeto e Ajude o InsTI a ajudar! 🙌🏽

InsTI - Instituto Tonny Ítalo - Links

Blog: https://institutotonnyitalo.blogspot.com/

Instagram: https://www.instagram.com/insti_institutotonnyitalo/

insti_institutotonnyitalo

Fanpage/Facebook: InsTI - Instituto Tonny Ítalo

https://www.facebook.com/institutotonnyitalo.blogspot.com.br/about

Localização do InsTI no Mapa_
Sede: Sítio Recreação 
Endereço: 

Rua: Cândido Meireles, n° 871 - Barrocão/ Itaitinga - CE, CEP 61.887-446 

Google Maps: https://maps.app.goo.gl/mqmJA7yoRkMmMF9Q7


terça-feira, 9 de abril de 2024

9 de Abril - Dia Nacional da Biblioteca

#AbrilLeitura - Corte podcast:  PodSer?

No dia 25 de março de 1867 foi fundada a Biblioteca Publica do Ceará. Com base no ano, esse significativo período nos remete à ideia de vanguarda, ineditismo na causa do saber e pesquisas do conhecimento. Entretanto, no que pese à gratidão ao Senador Pompeu pelo trabalho que resultou numa necessidade, a nossa primeira fonte oficial de leitura chegou tarde.

Nessa época não tínhamos escolas, as pessoas letradas eram oriundas de uma sociedade dominada pelo poder econômico e perseguidor, diante de uma extrema desigualdade social. Aqueles (porque ainda não existiam “aquelas”) que se aventuraram na instrução pública (educação) geralmente rompiam até com suas famílias para cooperarem na luta contra o analfabetismo generalizado.

E o fato de, embora lentamente, o povo cearense livrar-se das amarras da escravidão social, aprendendo a ler e escrever, nos evidenciou algo mágico: o amor pela leitura. Não importa a situação da pessoa, mesma faminta e debruçada sobre um surrão feito cama, o livro sempre foi uma terapia, um diálogo com Deus, que nos ensina, informa e prende a atenção.

Nossa experiência no InsTI simboliza essa visão histórica. As crianças carentes se tornam ricas quando estão com um livro. A curiosidade as desloca a um mundo mágico, do conhecimento, do otimismo, da certeza de que seu futuro os libertará da frustração em que convive. Daí o papel de uma biblioteca, envolver e transformar.

O tempo é testemunha da disposição humana para ler. E a Biblioteca Comunitária Poeta Arievaldo Vianna possui parcela nessa contribuição, levando arte e cultura para um povo dominado e de origem sofrida.

Portanto, não importa o momento, estamos trabalhando, incansavelmente, diariamente, para continuarmos a luta pela educação, não para satisfazer os filhos da classe média, mas acabarmos de vez com o analfabetismo no nosso Ceará. Dia da Biblioteca, hoje e sempre.

 _Lucas Junior: Coordenador da Biblioteca Poeta Arievaldo Viana. Escritor, memorialista e historiógrafo.

_vídeo edição: Gleicy Martins - diretora Espaço Cultura do InsTI  @gleicy_80

 Instagram:

https://www.instagram.com/reel/C5jH6qDrWGc/?igsh=c3lxNnNoOHRsa21p