Bienal fora da Bienal no Instituto Tonny Ítalo

Lançamentos literários para ajudar o Instituto Tonny Ítalo a ajudar!

Renda da venda das obras de Fernanda Rodrigues, Gláucia Lima e Mário Fellipe será revertida para o fortalecimento das lutas do InsTI, pr...

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Ação Social InsTI – 21/05/2016



InsTI - Ação Social*

Quando cheguei, havia esperanças ao portão, ainda fechado. Esperanças brilhando em olhos curiosos, tentando adivinhar o que estava determinado para eles dali a pouco.

Entro e me deparo com a natureza própria do InsTI: o solo em terra, as pedras que não impedem caminhos, as árvores abrigando pássaros e soins, o vento, cantando entre as folhas. À minha frente, a casa sede; ao lado, as tendas armadas para as ações.

Algumas vozes ansiosas me interpelam novamente: já podemos entrar?



Tempo adiante, portão escancarado, vejo homens, mulheres e crianças se envolvendo com as atividades propostas para aquela ação: no - Espaço Justo, advogados orientando sobre direitos do cidadão; no Espaço Arte, crianças se envolvendo com alegria em pinturas faciais; no Espaço Leitura,  a magia do ato de ler e da contação de histórias; no Espaço Saúde, a observação e avaliação da pressão arterial e da glicemia.
  
Movimento. Eis uma palavra identificadora do que foi o InsTI em sua mais recente ação social. O desejo de evidenciar justiça, saúde, arte, cultura, enfim, bem-estar social mais uma vez se cumpriu. E em seus instantes finais, a ação alegrou os presentes com a música da Banda Opostos.


Isso tudo, um pouco do que vi; o InsTI é muito mais.

*Sérgio ou Chico Araújo – Professor, cantor/compositor e escritor Espaço Arte e Leitura

Sábado (2), junto à Banda Opostos, no Rock 80, e Ítalo Bruno, compositor da canção "O Homem de Sorte", homenagem a Tonny Ítalo, o InsTIano, cantor/compositor e escritor Sérgio Araújo estará participando também  Rock 80 fica na Rua Raimundo Arruda, 54 - Parquelândia, → a partir das 22 horas (couvert e consumação)

Ação no InsTI foi um dia lúdico, artístico, saudável, holístico, criativo, literomusical, Justo, Alegre e de Paz! 
Link → https://t.co/HbiBRTCnl6 no FLICKR do site, 225 fotos da Ação Social
Agradecemos a todas as pessoas que de alguma forma contribuiram para o sucesso da Ação.
Falhas? Sempre existirão. Importante é tirarmos lição!
#SomosTodosTonnyÍtalo  #SomosTodosInsTI por Justiça, Alegria e Paz!

Tinta e galhos secos...*

Onde a natureza, em seu eterno ciclo de reprodução, faz um passeio nas cores.... Do verde ao marrom, até retornar ao pó da terra e recriar-se.... Como nunca tivesse morrido...

Esta, foi a matéria-prima utilizada pelas crianças em nossa oficina de cores...
Interrompendo o destino dos galhos, em seu curso natural, para com eles criar forma, beleza e cor... Buscando no imaginário de cada criança, seus sonhos, suas queixas, suas vontades... Seus pequenos desejos que habitavam seus  corações de meninos... Mas, que enchiam nossos olhos de "gente grande"....

Viver esta experiência, foi como penetrar no mundo dos pequenos para nos encontrarmos com nós mesmos...

Foi entender que pequenas porções do nosso tempo, quando dedicadas a momentos como este, ricos de magia e encantamento, se tornam marcantes no universo de cada criança.... Enquanto nosso peito, desprendido de amarras ou reservas, é fisgado pelo brilho dos olhinhos que nos afetam para sempre.

_*Cláudia Maia – Espaço Criação e Arte do InsTI - Instituto Tonny Ítalo

Ação no InsTI foi um dia lúdico, artístico, saudável, holístico, criativo, literomusical, Justo, Alegre e de Paz! 
Link → 
https://t.co/HbiBRTCnl6 no FLICKR do site, 225 fotos da Ação Social
Agradecemos a todas as pessoas que de alguma forma contribuiram para o sucesso da Ação.
Falhas? Sempre existirão. Importante é tirarmos lição!
#SomosTodosTonnyÍtalo  #SomosTodosInsTI por Justiça, Alegria e Paz!






InsTI e as Lições das Ações*



No começo de 1912, ocorreu, na capital cearense, o maior ato de bravura contra o autoritarismo local. Tratou-se de uma manifestação de formação pacífica contra o governo centralizador e reacionário de Nogueira Accioly, fortificado por uma oligarquia.

 A caminhada, que o tempo jamais esquecerá, partiu da Praça Marquês de Herval (futura Praça José de Alencar), rumando pelas ruas paralelas, no Centro de Fortaleza, em direção à Praça do Ferreira, puxada por cerca de 600 meninas e meninos vestidos de branco, a Passeata das Crianças.



O ditador colocou a cavalaria nas vias para reprimir os manifestantes, independente de idades e sexo. Mas o povo, de cabeça erguida, chegou firme ao local marcado, onde ocorreriam os discursos. Eis que, acuada pela massa, a polícia começou a atirar contra os cidadãos, matando e ferindo. Entre os mortos, porém, o legado da tragédia, a imagem da indignação.

Após a correria desesperada, sobraram os corpos de duas crianças ensanguentadas, mortas. E diante delas, outra, a jovem Odele de Paula Pessoa, estática, mantendo em mãos o estandarte que carregava orgulhosamente, certamente sem noção de que, a partir daquele momento, seria o símbolo da resistência de um povo injustiçado, rebelado.

 O surgimento do InsTI, precisamente na análise do seu foco, na condição de fonte de orientação no desenvolvimento geral de crianças e adolescentes, fez-me voltar no tempo e refletir sobre o destino dos cearenses, especialmente dos mais carentes, que vivem sem direito à expressão, manipulados, ainda, sobreviventes da base de uma pirâmide de sociedade de classes marcada por desigualdades.

 Naquele dia, no século passado, elas foram orientadas pelos pais sobre o destino de todos, num momento de diálogo, olho a olho, sobre a finalidade do evento, da mesma forma que conversamos e ensinamos as crianças de Itaitinga. Elas tinham noção do que faziam, agindo de maneira integrada contra a repressão, louvando a paz. 
No InsTI, as Ações Sociais dividem-se em espaços para descentralizar, ao contrário da política oligárquica. Em cada tenda uma conversa, em cada mesa uma curiosidade, em cada livro duas mil curiosidades. Na inocência desses pequenos vislumbramos a pureza de um mundo de encantos, sonhador, a expectativa de vida sem drogas, sem violência, na plenitude da fraternidade.
Quando nos visitaram recentemente, espalhei os livros no chão, tendo com elas me sentado, vivendo longe do meu mundo de problemas, pois naquele instante estava no delas, no paraíso. Nossa biblioteca virou objeto de perguntas, pequeninos querendo entender a natureza, as transformações, os segredos da vida.


O despertar da curiosidade é o momento preciso para se educar, explorar a capacidade infinita de aprender, fazer-se mensageiro(a) de uma universidade de conhecimentos, numa comunicação única, amiga, juvenil, autêntica e segura. Como Odele e seu estandarte, como meus livros e meus sonhos de criança.

_*J. Lucas Jr. – Espaço Leitura do InsTI - Instituto Tonny Ítalo 

Ação no InsTI foi um dia lúdico, artístico, saudável, holístico, criativo, literomusical, Justo, Alegre e de Paz! 
Link → 
https://t.co/HbiBRTCnl6 no FLICKR do site, 225 fotos da Ação Social
Agradecemos a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para o sucesso da Ação.
Falhas? Sempre existirão. Importante é tirarmos lição!

#SomosTodosTonnyÍtalo  #SomosTodosInsTI  por Justiça, Alegria e Paz!   

      Planeta Saudável: Esta causa também é nossa!
A ação social a ser realizada no dia 21 de maio de 2016 no Instituto Tonny Ítalo compõe um conjunto de atuações na comunidade de Itaitinga que visam a uma aproximação da entidade com a comunidade local, a partir da promoção de atividades que suscitem à participação e integração dos moradores do referido município.
O evento Dia de Ação Social ocorrerá na sede do InsTI – Instituto Tonny Ítalo e contará com a parceria da Comissão de Direitos Humanos da OAB, que contribuirá com a ministração na ocasião de uma palestra que tematizará a conscientização acerca dos Direitos Humanos, centrando suas ponderações a partir da realidade social que circunscreve à comunidade. Contaremos também com o apoio da AFBNB, da CAFAZ e do Shopping Benfica.
Nesta segunda Ação Sociocultural, acontecerão, simultaneamente, atividades paralelas atendendo às especificidades dos seis espaços que integram a proposta macro do Instituto. Como atividade referente ao Espaço Justo, ofereceremos a palestra sobre Direitos Humanos com o apoio da OAB; será oferecida também orientação jurídica pelos advogados do InsTI à comunidade. Como programação referente ao Espaço Saudável, teremos um momento de higienização bucal para as crianças da comunidade e dicas de prevenção da saúde da mulher e da gestante, oferecidas por dentistas do InsTI e por profissionais de saúde da CAFAZ. Contaremos com a presença de escritores e escritoras locais que promoverão uma ciranda de leituras e compartilhamento de saberes como uma atividade do Espaço Leitura. O Espaço Arte contribuirá com momentos lúdicos, a partir de musicais com cantores e compositores do cenário local; O Espaço Criação contará com oficinas de confecção de balanços e minicurso de bijuteria ministrada por membros do InsTI e ofinica de confecção de flores por membros da Fábrica do Bem do Shopping Benfica. Já o Espaço Holístico, abrirá o encontro com uma intervenção intitulada “Vivência da Fertilidade”, que consistirá no ato simbólico de plantação coletiva de uma Árvore no espaço, fazendo alusão à memória de Tonny Ítalo.
 Cadastre sua Família e faça sua Inscrição. Garanta sua participação. A partir de 8 horas no InsTI.


Apoiar estas ações é mais que uma atitude solidária, é uma demonstração de comprometimento social. 

InsTI agradece o apoio para esta Ação!

Um comentário:

  1. Vamos fazer do nosso encontro com a comunidade, momento lúdico, artístico, humano, Cultural e de Paz. Busca de Justiça e Alegria.
    Vamos nos integrar e atuar.
    InsTI conta conosco! 🌻afinal, #SomosTodosTonnyÍtalo por Justiça, Alegria e Paz!

    ResponderExcluir