Estatuto e Organograma do InsTI - Instituto Tonny Ítalo

Ação Sociocultural no InsTI - Outubro Rosa & Mês das Crianças

 Outubro Rosa & Mês das Crianças - Ação Sociocultural no InsTI Vídeo com  flashes  do 12 de Outubro no InsTI  Brincadeiras e Guloseimas ...

terça-feira, 14 de maio de 2024

ARRAIÁ SOLIDÁRIO - Campanha também Ajuda o InsTI a Ajudar o Rio Grande do Sul/Brasil

 

“A diversidade cultural abrilhanta e agiganta os nossos princípios éticos de respeito ao próximo!” – InsTI 


CAMPANHA SOLIDÁRIA do InsTI
- Rifa de uma Alexa (Echo Pop etc) 🤝🏾💛  Ajude o InsTI a Ajudar o Rio Grande do Sul! Valor do ponto R$30 ( Chave PIX - CNPJ 23.866.308/0001-10) - corre pela Loteria Federal da CEF no Arraiá do InsTI - Instituto Tonny Ítalo , dia 06/julho, em frente ao Bar do seu Nonato.

Acompanhe as surpresas ao longo da CAMPANHA SOLIDÁRIA. Outros prêmios surgirão, como charutos, livros etc.

Atenção: 30% da Rifa do InsTI para o Arraiá (cerca de R$1.800,00) será destinado à compra de material de limpeza e higiene pessoal para enviar ao RS.
📚♻🌱⚖🌵 Sem fins lucrativos e sem fonte de renda, o Instituto Tonny Ítalo é mantido, exclusivamente, com a colaboração voluntária e solidária.🤝🏾 Esta RIFA tem o fim de ajudar o RS e promover Arraiá para custear despesas dos custos de serviços na estrutura física da sua Biblioteca Comunitária Poeta Arievaldo Vianna.

Reserve e adquira seus pontos da Rifa e também Ajude o Rio Grande do Sul - WhatsApp: (85) 985830074.

 GRATIDÃO às pessoas que colaboram com nossos projetos sociais e culturais! 😍🤝🏽♻💛 Paz e Bem! https://rifa321.com/rifa/rifa-alexaecho-pop  -  Mais dicas no link e nos próximos informes.

Arraiá do InsTI: A Tradição Solidária

AS ANTIGAS FESTAS JUNINAS QUE INSPIRAM O InsTI 

Lucas Jr.*

 Quando questionamos as pessoas mais velhas sobre as festas de São João nos deparamos com uma unanimidade: No meu tempo era mais animado e diversificado. Creio que muitos de nós ratificam isso com seus filhos.

Particularmente, não esqueço dessa época no interior. De fato, não existia luxo, existia amor e vontade de participar. Dentro dessa realidade, o Instituto Tonny Ítalo mantém a tradição, com o seu Arraiá e converte o momento de diversão com a solidariedade.

Nossa festa junina, como sabemos, tem como objetivo angariar recursos para a atuação junto às crianças carentes do Barrrocão, em Itaitinga, sede do InsTI, trabalho árduo que se estende desde 2015. Fato que não paramos de agradecer os retornos de todas as áreas, de todas as camadas sociais, de todas, todes e todos colaboradores que nunca nos faltaram.

Neste ano, a festança, com as barracas, comidas típicas e o “arrasta pé”, continuará no corredor cultural do Benfica, na Rua Padre Francisco Pinto 366, com autorização e apoio logístico da PMF e do tradicional Bar do Seu Nonato. Um trabalho que exige esforços e a união que jamais nos faltou. Para tal, uma equipe voluntária se esforça para o sucesso, pedindo a contribuição na compra de cartelas dos costumeiros bingos e rifas, que este ano inclui a Campanha Solidária para as vítimas das enchentes do RS.

Fato que a animação do passado, que sem dúvida representa a alma e a cultura nordestina, se depender de nós, continuará. Contamos, mais uma vez, com os nossos amados amigos, que com certeza irão cantar como os nossos pais:

“Olha pro céu meu amor
Veja como ele está lindo
Olha pra'quele balão multicor
Que lá no céu vai sumindo Foi numa noite Igual a esta
Que tu me deste
O teu coração
O céu estava
Todinho em festa.
Pois era noite de São João

Havia balões no ar
Xote e baião no salão
E no terreiro o seu olhar
Que incendiou o meu coração.”

(1951 - Luiz Gonzaga e José Fernandes)


Lucas Jr.*: Educador, escritor, bancário, articulista do jornal “O Povo”, pesquisador e memorialista. É o coordenador da Biblioteca Comunitária Poeta Arievaldo Vianna, do InsTI, na qual as comunidades locais, de Itaitinga, interagem no sentido de buscar gosto e promover a leitura e a cultura.
Lecionou em Fortaleza e em Trairi, município do qual escreveu a sua rica história com o livro Esboço Histórico de Trairi, em três volumes. 


sábado, 11 de maio de 2024

dia Mundial da Arte Colagem e dia de Artistas das Artes Plásticas


11 de Maio
 – dia Mundial da Arte Colagem e 8 de Maio – dia de Artistas das Artes Plásticas


É COM ARTE QUE SE VIVE 

_Lucas Junior*

Fortaleza, 1984. Há quarenta anos a cidade respirava sonhos, esperança por liberdade e, mais do que nunca, iluminava os artistas. Possuía seus pontos de inspiração, entrelaçados na cultura cearense. Naquele ano, em plena juventude, eu ficava a observar um pintor. Ele sorriu para mim e continuou o seu trabalho. Fui comprar uma caipirinha para ele, que agradeceu e me deu o papel, improvisado para desenho, de cartolina. Era eu.

Desde então, época em que eu concluía o 2° Grau escolar, a arte me fez mais presente. Procurei vivenciar a curiosidade o que a sala-de-aula me negara, conhecer o meu povo, a sua história, a luta pela sobrevivência, unificando a minha paixão pela música com a suntuosidade dos artistas.

Na Praça do Ferreira havia uma galeria subterrânea, onde conheci um pouco da vida do pintor Antônio Bandeira. Nossa, meu conterrâneo que viveu na França... Foi só o primeiro. Nos jornais que meu pai me entregava à noite me bati com Zé Pinto, Estrigas, Zenon Barreto, Sérvulo Esmeraldo, Floriano Teixeira, muitos, vários artistas plásticos, entre outros um acreano que vivia no Pirambu.

Recentemente, no podcast PodSer?, do InsTI, o também artista Elízio Cartaxo lembrou que Chico da Silva foi revelado por um pintor suíço que memorizava as nossas praias. Jean-Pierre Chabloz, aliás, foi além, subindo as serras, divulgando o Estado e ajudando seus colegas cearenses.

Uma solidariedade comum nesta terra de Alencar. Os artistas plásticos sempre se uniram em defesa da categoria, não importando os momentos difíceis ou de bonança. Com o pincel se supera as dificuldades. Daí a viagem ao passado, de um Brasil sem educação, mas com talentos. Afinal, o Ceará revelou Raimundo Cela, Vicente Leite, J. Carvalho, Otacílio de Azevedo, José Rangel e a história se manifestará no futuro citando os valores atuais.

Enfim, como nos sonhos do pintor anônimo da Beira Mar, o Instituto Tonny Ítalo nos ilumina com seus graciosos colaboradores. Nossa gratidão ao Elízio Cartaxo, ao Caetano Barros, ao Kelsen Bravos, Cléia Saraiva, Gleicy Martins, Enéas Murta, Sulling Lima, Jofran Fonteles, a todes que pintaram as crianças no Sítio Recreação (sede do InsTI) do Barrocão/Itaitinga, à vida, às artes.


Lucas Junior*:
Educador, escritor, bancário, articulista do jornal “O Povo”, pesquisador e memorialista. É o coordenador da Biblioteca Comunitária Poeta Arievaldo Vianna, do InsTI, na qual as comunidades locais, de Itaitinga, interagem no sentido de buscar gosto e promover a leitura e a cultura.
Lecionou em Fortaleza e em Trairi, município do qual escreveu a sua rica história com o livro Esboço Histórico de Trairi, em três volumes.

PodSer? #ArtesPlásticas


Briefing –  Participações:


_ Gleicy Martins - Pedagoga, Diretora do Espaço Cultura do Instituto Tonny Ítalo, Colaboradora da Casa da Amizade Brasil-Cuba, Artista Plástica, Contadora de História e Criadora de Conteúdo Digital;

Cléia Saraiva - Educadora Social, Artista Plástica, trabalho no Projeto Bem Viver do Elo Feminista. Colaboradora do Instituto Tonny Ítalo, membra do Conselho Fiscal da Casa da Amizade Brasil-Cuba/CE, coordenadora do Fórum de Mulheres no Fisco, Integrante das Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Fortaleza.

Elizio Cartaxo - Artista plástico, Escritor, Poeta, Produtor, Músico - Elizio Ayres Cartaxo tem licenciatura em História pela UFC (Universidade Federal do Ceará) e Especialização em História da Cultura pela FIC/Estácio/Fortaleza. Ao longo do tempo tornou-se um curioso pelas coisas da cultura e pelas diversas linguagens da arte. Na colagem encontrou a fórmula para se posicionar diante da realidade social.


*Participou de vários salões e exposições de arte como: Salão dos Novos, Salão de Abril, Salão Universitário da UFC (premiado), Exposição Internacional de Mail Art, Artes nas Fábricas, Colagem ou Collage, Terracores e outras mais.

*Ainda na universidade formou o grupo musical Carne Seca, de repertório regional nordestino.

*Trabalhou por 36 anos na Universidade Federal do Ceará como Programador Visual na Imprensa Universitária.

*Produtor Cultural no Museu de Arte da UFC e Pro-Reitoria de Gestão de Pessoa.

*Em 2019 lançou seu primeiro livro de poemas A Noite de Frente pra Casa.


Dia de Artistas das Artes Plásticas é comemorado anualmente em 8 de maio no Brasil.


A data serve para homenagear e celebrar uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade: a pintura. Porém, os artistas plásticos não são apenas reconhecidos por suas pinturas, mas também por fazer esculturas e demais instalações artísticas.


Para um artista plástico o domínio das técnicas artísticas é primordial para a produção de uma obra de arte. No entanto, mais importante do que a técnica, está a criatividade e o talento, características que são consideradas por muitos como um "dom de nascimento".

Viva as Artes Plásticas e todes Artistas!!!!