Estatuto e Organograma do InsTI - Instituto Tonny Ítalo

Ação Sociocultural no InsTI - Outubro Rosa & Mês das Crianças

 Outubro Rosa & Mês das Crianças - Ação Sociocultural no InsTI Vídeo com  flashes  do 12 de Outubro no InsTI  Brincadeiras e Guloseimas ...

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Ação Sociocultural no InsTI - Outubro Rosa & Mês das Crianças

 Outubro Rosa & Mês das Crianças - Ação Sociocultural no InsTI


Vídeo com flashes do 12 de Outubro no InsTI 
Brincadeiras e Guloseimas
Tradicional Ação do OUTUBRO ROSA, atividades com Mulheres e MÊS DAS CRIANÇAS – 12 de Outubro com Muita Alegria, Arte e Diversão com a comunidade!🙋🏽‍♀️🫱🏾‍🫲🏾💜👏🏽❤️♻️Nossos AGRADECIMENTOS às pessoas voluntárias envolvidas: colaboradoras, psicóloga, acupunturista, dentista, advogados... enfim, cada um/uma que fez acontecer este dia tão cheio de energia: pessoas diversas que doaram “pix”, kits de merenda e de higiene, brinquedos dos mais diversos e muito carinho. InsTI segue na luta por Justiça, Alegria e Paz! 

Atividades e Serviços Outubro Rosa & Mês das Crianças
Link para o Álbum de imagens na FanPage no Facebook do InsTI - Ação 2024.
 "Ação Sociocultural do InsTI - 2024"

Preparando o InsTI para a Ação Sociocultural 2024
Ação Sociocultural do InsTI - 2024

OUTUBRO ROSA & MÊS DAS CRIANÇAS - Grande Ação no InsTI «RecreAção InsTI – CORDEL ROSA!» → https://www.facebook.com/share/p/Q8oiBfbLkmcT6Lvn/

Show de Talentos
GRATIDÃO!!! 🎨🎪🤹🏽‍♂️🤹🏽‍♀️ PARABÉNS, RecreAção no InsTI!!!

Aplicação de Flúor e Escovação de Dentes
"Chegamos ao nono ano de Ação Social com a mesma disposição e compromisso com a eficácia dos objetivos, comprometidos com as ilustres causas sociais. Se por um lado vencemos a pandemia, por outro refizemos o trabalho de revitalização do Instituto Tonny Ítalo, tendo em vista a sua grande área em meio à vegetação nativa, aumentando a umidade do ar e assim destruindo nossos materiais mais sensíveis, como os livros. Uma jornada de recuperação e campanhas de arrecadação financeira e de doações que reforçaram a receptividade para conosco. Diante de todas as dificuldades, entretanto, concluímos mais uma vez o nosso principal evento, o que não seria possível sem o engajamento de cada colaborador/a. 

Montagem dos Lanches
Um Outubro Rosa marcado por iniciativas voltadas às mulheres e às crianças em meio à assistência de  profissionais liberais sensíveis ao momento de amor, proporcionando imagens emocionantes diante de atendimentos de advogados, psicóloga, acupunturista e dentista, paralelo à alegria da criançada no pula-pula, jogos e na inseparável leitura. Mas nada foi fácil. A um dia da Ação Social, precisávamos limpar o terreno, as salas, pintar o muro, organizar e preparar a infraestrutura geral. Nossa benção à ilustres colaboradores como Elízio Cartaxo, Darcy Lima, Glauba Rocha, Gláucia Maria, Gleicy Martins, Gleison Alexandre, Enéas Murta, Elízio Cartaxo, Eliane Mesquita, Sandra Pedrosa, Poliana, Claudene e Eliza Laio que dedicaram a sexta-feira inteira para, enfim, deixar o InsTI preparado para o dia seguinte. Além de Tod@s que se "achegaram" no dia e que foram imprescindíveis.

Preparação para Ação
Paralelo a isso, assistimos o processo de expansão do município, com os bairros Parque Dom Pedro e Barrocão progredindo comercialmente e atraindo moradores de classe média, disparando a população. Isso, porém, permite maior concentração de renda, inflação, expondo os mais pobres, alguns vendendo seu lar na ilusão de contar com um sustento momentâneo, decidindo-se partir para a escuridão. Notamos que as primeiras crianças que assistimos estão, atualmente, entre quinze e vinte anos. Alguns estavam presentes, desmotivados nos estudos e sem perspectivas para trabalho. Daí outro desafio, impedir que elas adentrem em facções criminosas. Eis uma realidade. Para tal, as nossas rodas de conversas com os pais, os alertas e sugestões, afinal nos antecipamos, prevenimos. 

Dia 12 de Outubro na Ação do InsTI
O divertimento também esteve enlaçado na literatura, pois homenageamos o nosso saudoso membro, o poeta Arievaldo Vianna pela passagem natalícia, ele, cearense, que foi o mestre moderno da Literatura de Cordel, emprestando seu nome à Cordelteca da Biblioteca Pública  do Ceará - BECE. Seus folhetos estiveram (e estão) à disposição dos frequentadores da nossa biblioteca, que por sinal também leva seu nome. Entendemos que essa expressão literária seja o retrato do nordestino, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, ferramenta para uma educação saudável e sem vícios. E assim concluímos a Ação do Outubro Rosa, mais uma vez digna de sucesso, unindo arte, ciência, lazer, gastronomia e leitura. Nada mais significativo para nós: GRATIDÃO." *

_por Lucas Jr.: coordenador da Biblioteca Comunitária do InsTI – Poeta Arievaldo Viana.

O Povo - 10/10/2024 - Lucas Junior


quarta-feira, 18 de setembro de 2024

«Cordel e Saúde da Mulher!» _ Homenagem ao Poeta Arievaldo Vianna

Xilogravuras criadas pelo Poeta Arievaldo Vianna - 


OUTUBRO ROSA &
MÊS DAS CRIANÇAS

_por Lucas Jr.


BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO InsTI - POETA ARIEVALDO VIANNA

Xilogravuras de Tonny Ítalo e do próprio autor
criadas pelo Poeta Arievaldo Vianna

Livretos presos em cordões, eis um exemplo de se entender parte da origem do cordel, que é um gênero literário muito antigo. Em Portugal, através deles, expostos, lia-se as peças de Gil Vicente, por exemplo. No Brasil do passado, na ausência dos meios de comunicações, o mecanismo da oralidade para se informar. Daí a ansiedade de divulgar as novidades, seja pelos repentistas, violeiros, seja pelos pais de família narrando aos filhos.

Poeta Arievaldo Vianna - R18/09/1967 - V30/05/2020 
Poeta Juliana Araújo - viúva de Ari

No Nordeste, notadamente nas feiras, as atenções às capas em xilogravuras caprichadas como forma de atenção, linguagens narrativas em metrificação e rima de fáceis memorização: a vida de Padre Cícero, as andanças de Frei Damião, as aventuras de Lampião, notícias da sua morte, como a de Getúlio Vargas ou de coronéis como Isaias Arruda. Essa obstinação em se reconhecer, quando a pessoa de pouca instrução se dispõe a divulgar a riqueza conhecimentos, motivou a luta pela educação do homem do campo. Por isso, a importância da literatura popular como divulgação da nossa cultura.

Poeta Arievaldo Vianna - R18/09/1967 - V30/05/2020 
Poeta Juliana Araújo - viúva de Ari


Arievaldo Vianna, dos Sertões de Quixeramobim (hoje, Madalena), filho de agricultor, profundo 
estudioso do comportamento das tradições do seu povo, desde cedo engajou-se no gênero. Entendia a alegria, a dor e o sentimento do sertanejo, descrevendo isso em poesia. Mais de 30 livros e 150 cordéis que lhe honraram com a Cadeira de n° 40 da Academia Brasileira de Cordel. Além de desenhista, cordelista e xilogravador um teórico. Seus estudos originaram, entre outros, o projeto “Acorda Cordel na Sala de Aula”. Através dele, com palestras, conversas, leituras e aulas, as escolas se adaptaram à arte cordelística como um meio de enriquecimento da sabedoria da cultura nordestina, outrora esquecida pelos padrões tradicionais de educação.

Poeta Arievaldo Vianna - R18/09/1967 - V30/05/2020 

Diante de tantas contribuições, a BECE o homenageou com o nome da Cordelteca recentemente inaugurada em Fortaleza. E obviamente o Instituto Tonny Ítalo se fez presente, não apenas pelo fato de o homenageado ter sido nosso colaborador, destacado membro do Espaço Cultura, como também ser o patrono da nossa biblioteca. Ao mesmo tempo, o InsTI está divulgando o tema da sua próxima Ação Social do “Outubro Rosa e Mês das Crianças”: “Cordel e Saúde da Mulher”. Portanto, uma relação entre literatura popular e a ciência.

Se por um lado a Saúde sempre foi foco das nossas ações (InsTI), entendemos que o Cordel é um laço de entretenimento e aprendizagem das nossas crianças. É o resumo das tradições, mais do que um simples folheto é o nosso retrato, a nossa contação de histórias diante da carestia do mundo moderno. Reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, é o caminho da educação artística, nosso orgulho, a alma nordestina. Até o dia 12 de outubro.

CORDELTECA ARIEVALDO VIANA - BECE


Em 28 de agosto de 2024 foi inaugurada a CORDELTECA ARIEVALDO VIANNA na BECE - Biblioteca Estadual do Ceará. 

InsTI esteve presente ao evento. Confiram:

Apresentação do Coral da BECE - Regente: Aparecida Silvino

Muito emocionante a homenagem ao Poeta Arievaldo Vianna -
inauguração da Cordelteca na BECE. Parabéns!!!
📚🧾

Lucas Jr, coordenador da Biblioteca Comunitária Poeta Arievaldo Vianna e
Gláucia Lima - presidenta 
do InsTI / Inauguração da Cordelteca Arievaldo Vianna – BECE

Rafael Felismino - Secretário Executivo de Cultura e
Gláucia Lima - presidenta do InsTI, com o livro da autora em
parceria com Vera Camelo: Cajueiro Pequenino -
foi ilustrado pelo Poeta Arievaldo Vianna,
inauguração da Cordelteca na BECE.

Ação na manhã de sábado para
CRIANÇAS & MULHERES
- 12 de Outubro de 2024 -
Rua: Cândido Meireles, 871 – Barrocão, Itaitinga/CE




sexta-feira, 7 de junho de 2024

ARRAIÁ SOLIDÁRIO - 2024

TRADICIONÁ ARRAIÁ NO TRADICIONÁ BAR!

MEIA BANDA DE LIMÃO - FORRÓ MIX - OS MANEIROS 
Junho, o mês mais festivo e nordestino do Brasil, só finda no sábado 06, de Julho!

Pois a festança foi tão boa que só acabou mesmo na madrugada do domingo, 07/07... 

 _Atualizado em 11/07/24 

Prêmiações da noite:



Rifa
correu pela Loteria da CEF. Do 1º ao 10º prêmio, ninguém foi contemplado. InsTI e Bar do Seu Nonato tomaram a resolução de fazer a Rifa Eletrônica com toda a pontuação: de 000 até 199. Total de 200 pontos que foram vendidos e, diante dos presentes, Gláucia Maria (advogada, diretora do Espaço Justo do insTI e irmã do Tonny Ítalo) coordenou as Rifas eletrônicas, no Arraiá. Assim, conforme prêmios disponibilizados e patrocinados pelos apoiadores culturais citados em cima, embaixo e, seguindo a tradição, pelos nomes de quem comprou, eis que se deu o sorteio:


ALEXA
, rifa do InsTI – ganhador: Júlio Alexandre com o nº 113.

Caixinha de Som da Triservise - ganhador: Zozó (Jailson Dantas);
Um mês de Hidroginástica na Piscininha Gentilândia - ganhadora:  Sandra Pedrosa;
Charuto Cubano da Gláucia - ganhador: Gildomar Marinho;
Pizza grande com bordas recheadas e Refrigerante da Original Pizza – ganhadora: Cléia Saraiva;
Boné cubano de Fidel da Gláucia – ganhador: Elíziio Cartaxo;
Arte colagem de Cléia Saraiva – ganhadora: Glauba Rocha;
Cachaça Solidária do Bar do Seu Nonato – ganhador: João Dantas;
Livros “Sonho I e II” do InsTI – ganhadora: Yda Sales Santiago
Boina cubana do Che da Gláucia – ganhadora: Gleicy Martins;

 _Atualizado em 10/07/24   

Arraiá do InsTI: No Compasso do Xote*

*por J. Lucas Jr.


6 de julho, uma noite marcante, mais uma vez, para a bucólica Gentilândia. Em clima de alegria, numa terna demonstração de amor à cultura nordestina, concluiu-se o tradicional Arraíá do Instituto Tonny Ítalo, improvisado como “Arraiá Solidário”, às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Um aconchego que surpreendeu diante da presença não apenas das pessoas amigas e convidadas, como da comunidade. 
 

«Melhor festa junina de Fortaleza. Popular, boa comida, boa bebida, tranquilo, música e bandas excelentes, cultura expressando-se pelos poros e claro, só gente boa. Parabéns Gláucia, Enéas e todos que contribuíram, inclusive eu e Zozó que “carregamos” a namoradeira na cabeça. » Júlio Alexandre – ganhador da ALEXA (e transportador da “namoradeira” - rs).

Com instalações da iluminação, no caso refletores, no dia anterior, na manhã daquele sábado festivo as colaboradoras e os colaboradores iniciaram as montagens das estruturas ao mesmo tempo em que chegaram banheiros químicos, enquanto o Bar do Seu Nonato reforçava o estoque de bebidas, devidamente abrilhantado pelo atendimento primoroso, assim como aos que se deleitavam nas mesas, em pé ou dançando.


«Essa segunda experiência com  
Arraiá foi mais gratificante, calmo e mais estruturado, sem falar no material humano que compõe as duas instituições!
#SomosTodesBarDoSeu Nonato
#SomosTodesInstitutoTonnyÍtalo!» Enéas Murta – administrador do Bar e filho do Seu Nonato.

Um novo período de muito trabalho, planejado desde janeiro (planejamento estratégico), com reuniões, ofícios e procura de parcerias, plenamente compensado. A cada ano o retorno tem aumentado, atestando o profissionalismo da diretoria em meio a sucessos consecutivos. Lembrando que não basta pedir apoios, mas também prestar contas, modéstia parte fato costumaz devido à sua competência como resposta. Portanto, a nossa gratidão: Bar do Seu Nonato; Caixa Cultural BNB; AAFEC; AFBNB; Piscininha Gentilândia; Original Pizza; Mandato Ver. Ronivaldo Maia; Fórum de Mulheres no Fisco; Semente das Artes; Mercadinho 3S; Carne Seca Produções e Voluntariado/colaborador do InsTI. 

«Registro da presidente da AAFEC, Márcia Ximenes participando do Arraiá Solidário do InsTI, realizado no último sábado (06), no Benfica.» AAFEC no Instagram.

B; Piscininha Gentilândia; Triservise; Original Pizza;; Caixa Cultural BNB; AAFEC; AFBNB; Piscininha Gentilândia; Triservise; Original Pizza; Mandato Vereador Ronivaldo Maia; Fórum de Mulheres no Fisco; Semente das Artes; Casa da Amizade Brasil-Cuba/CE;  Mercadinho 3S; Carne Seca Produções e Voluntariado/colaborador do InsTI.aixa Cultural BNB; AAFEC; AFBNB; Piscininha Gentilândia; Triservise; Original Pizza; Mandato Vereador Ronivaldo Maia; Fórum de Mulheres no Fisco; Semente das Artes; Casa da Amizade Brasil-Cuba/CE;  Mercadinho 3S; Carne Seca Produções e Voluntariado/colaborador do In; Caixa Cultural BNB; AAFEC; AFBNB; Piscininha Gentilândia; Triservise; Original Pizza; Mandato Vereador Ronivaldo Maia; Fórum de Mulheres no Fisco; Semente das Artes; Casa da Amizade Brasil-Cuba/CE;  Mercadinho 3S; Carne Seca Produções e Voluntariado/colaborador do InsTI.xa Cultural BNB; AAFEC; AFBNB; Piscininha Gentilândia; Triservise; Original Pizza; Mandato Vereador Ronivaldo Maia; Fórum de Mulheres no Fisco; Semente das Artes; Casa da Amizade Brasil-Cuba/CE;  Mercadinho 3S; Carne Seca Produções e Voluntariado/colaborador do InsTI.

 Bar do Seu Nonato; Caixa Cultural BNB; AAFEC; AFBNB; Piscininha Gentilândia; Triservise; Original Pizza; Mandato Vereador Ronivaldo Maia; Fórum de Mulheres no Fisco; Semente das Artes; Casa da Amizade Brasil-Cuba/CE;  Mercadinho 3S; Carne Seca Produções e Voluntariado/colaborador do InsTI.

 Bar do Seu Nonato; Caixa Cultural BNB; AAFEC; AFBNB; Piscininha Gentilândia; Triservise; Original Pizza; Mandato Vereador Ronivaldo Maia; Fórum de Mulheres no Fisco; Semente das Artes; Casa da Amizade Brasil-Cuba/CE;  Mercadinho 3S; Carne Seca Produções e Voluntariado/colaborador do InsTI.

 E com a adesão maciça às barracas de comidas típicas e ao bar de apoios, somada à  Rifa Solidária (Alexa), parte do apurado foi transformada em 120 kits de higiene que estão seguindo ao sul do país. 

ARRAIÁ DA DIVERSIDADE E DA PLURALIDADADE! 

«Ainda organizarei as palavras para agradecer a cada uma/um que fez o Arraiá acontecer. Como foi importante e imprescindível essa participação e colaboração. O depois é comum, muito trabalho e sempre cansativo, mas compensador. Gratidão!!! Amo vocês !!!

Mas, quero destacar três “cositas”: 1. O Arraiá da diversidade e da pluralidade: onde a idade desaparece. Exemplo de dona Aidê, 92 anos, da Zumba ao Xote com disposição e alegria! Kitabu Miguel e o Pequeno Tonny, 4 e 5 anos de pura alegria, ternura e afeto. 2. Arte e Cultura: musical, culinária, decorativa e festiva... nada faltou, foi pura beleza e gostosura! 3. Respeito e valorização das tradições, nas cores e, claro, na cerveja gelada!

A meu filho João e a minha filha Gláucia Maria, meus maiores amores e caras da vida, só Gratidão! Amo vocês !!! tudo de bom acontece se vocês estão por perto. E quando nos misturamos é uma coisa só! Ave!!!» Gláucia Lima – presidenta do InsTI e mãe do Tonny Ítalo.

«No dia 06 próximo passado, por ocasião das festas Julinas, eu e minha companheira fomos participar de uma delas organizadas por uma comunidade do Benfica. Foi uma grata surpresa este festejo! Encontramos muitos amigos e amigas, percebemos famílias inteiras comemorando no festejo, música de excelente qualidade com diversos artistas tas, tudo organizado pelo InsTI e participação do meu irmão Elizio Cartaxo e sua trupe, famílias com cadeiras em suas calçadas,  bares abertos e em clima festivo. Enfim, uma festa familiar como não se vira há muito tempo! Parabéns Benfica pelo resgate coletivo de festejar!» Ronaldo Ribeiro - servidor aposentado da UFC

Parahyba de Medeiros - Elízio Cartaxo - Jofran Fonteles - Marcos Cambraia
 Roberta Kaya - Marco Melo Maracatu - Flora Cartaxo – Bárbara Pereira
FORRÓ MIX - MEIA BANDA DE LIMÃO - OS MANEIROS 


No compasso do xote, que predominou na noite histórica, ao som do Forró Mix, Os Maneiros e Meia Banda de Limão, além de grande gama de artistas presentes que abrilhantaram a noite, todas as pessoas que fazem o Instituto Tonny Ítalo deixam os sinceros agradecimentos, seja aos que compraram a rifa, seja aos que ajudaram financeiramente, a quem trabalhou incansavelmente, cuidando de cada detalhe da realização, marcando ou não presença. Sabemos que existe unidade, solidariedade, pois o histórico comprova que somos reconhecidos pela causa do amor. Isso é um compromisso, a luta continua e até o próximo arrasta-pé
.  


*
Arraiá do InsTI: No Compasso do Xote - por J. Lucas Jr. – Memorialistacoordenador da Biblioteca Comunitária Poeta Arievaldo Vianna -

_Atualizado em 08/06/24


O TRADICIONAL ARRAIÁ do InsTI e o TRADICIONAL BAR DO SEU NONATO realizarão, em parceria, uma festança daquelas, aos moldes, e melhor, que a do ano passado!


InsTI - Instituto Tonny Ítalo
 que tem compromisso com a SOLIDARIEDADE, CULTURA DE PAZ, ARTE E SUSTENTABILIDADE de braços com o Bar do Seu Nonato, que segue sendo conhecido, por mais de 6 décadas, o ICÔNICO, RESISTENTE E APRAZÍVEL BAR NO BENFICA, conforme foi em 2023, repetirão a dose: “em time que está ganhando, não se mexe”, diz o ditado.

 Assim, nossa “Festança” acontecerá dia 06 de julho, a partir das 18h até 23h e você recebe este Convite Todo Especial.


 ÄImportante: Contribua com o Arraiá colocando ponto através da Rifa que estamos promovendo. E, se vc já adquiriu seus pontos, já está concorrendo. Além da ALEXA, várias prendas no Arraiá!!! Chave PIX 23.866.308/0001-10 = CNPJ ou o QRCode


Reserve seus pontos, entre em contato pelo WhatsApp (85) 9 85830074 e concorra ao prêmio com muita solidariedade!

Aproveite e garanta sua participação com a Rifa que corre pela Loteria Federal da CEF.

ÄInformações: (85) 985830074 (WhatsApp do InsTI) https://rifa321.com/rifa/rifa-alexaecho-pop


“Avia”, que seu ponto na Rifa dá direito à "mió festança" da cidade!

ÄEvento Autorizado pela PMF nºP185554/24  
      AUTORIZAÇÃO PMF nº P185554/24   

QUER O SEU APOIO AQUI TAMBÉM?


Arraiá do InsTI: A Tradição Solidária

AS ANTIGAS FESTAS JUNINAS QUE INSPIRAM O InsTI  - Lucas Jr.

https://institutotonnyitalo.blogspot.com/2024/05/arraia-solidario-campanha-tambem-ajuda.html

 

TRADICIONÁ ARRAIÁ NO TRADICIONÁ BAR!

Assim, nossa “Festança” aconteceu: Toda GRATIDÃO AO APOIO CULTURAL – confira tudo da festança em imagens do Arraiá Solidário do InsTI no Bar do Seu Nonato. “Inté paroano!!!”