2020 nos proporcionou a dor da
pandemia da Covid-19, a maior que nós, vivos, passamos e continuamos a
enfrentá-la. A nossa programação, fruto de amplo debate ao logo de 2019, foi
adiada ou cancelada, mas mantemos as visitas às famílias assistidas pelo InsTI
e, mais do que nunca, as doações das cestas de alimentos e material de limpeza.
Encontramos os nossos irmãos, que ao longo do nosso trabalho de cinco anos sempre careceram do mínimo para sobrevivência, ainda mais esquecidos pelas autoridades, notadamente após o fechamento das escolas públicas, suspenção das aulas presenciais e das merendas escolares. Pais desempregados, preços básicos dos alimentos disparando e o medo da contaminação, cujos cuidados requerem gastos, revelam as principais amarguras presentes nos lares, tornando-se os desafios que estamos encarando.
Propomos
junto à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT - CE), uma outra
edição do “InsTi vai ao Cinema” como perspectiva de descontração, uma
alternativa de vencer o isolamento, dentro dos cuidados higiênicos que sempre
foram nossas características, originando um passeio à Capital e conhecimento
sobre o seu mais antigo e original cinema.
O
curador (e nosso colaborador) Duarte Dias, mais uma vez nos recebeu muito bem e
agendou de pronto a data de 31 de outubro. Antecipou-nos a política severa de
cuidados contra o coronavírus e a sua parte, do Estado, que além de higienizar
toda a área do cinema, isolou filas de poltronas e evitou que ninguém se
sentasse ao lado do outro. Sem falar no asseio, com os funcionários, bem
treinados, medindo as temperaturas dos corpos, borrifando com álcool 70% e
dirigindo o nosso grupo aos locais apropriados.
Contudo, o corpo do InsTi adentou ao Cineteatro seguindo devidamente as medidas de segurança da OMS, com seus kits personalizados, copos (oriundos da campanha Adote um Copo) hidratados com água mineral e borrifados com álcool 70%; no kits higiene, que cada criança recebia, sabonetes, máscaras e álcool em gel.
O filme chefe escolhido para a nossa garotada foi “Como Treinar o seu Dragão”, dirigido por Chris Sanders e Dean DeBlois, baseado no livro clássico de Cressida Cowell, considerado por muitos melhor do que “Madagascar” e “Shrek”, tendo por isso continuidade. Foi bastante ovacionado naquela tarde, no que pese o distanciamento dos amiguinhos por conta da necessária política de distanciamento.
Feliz com o filme e encantada com a magnitude do São Luiz, a criançada recebeu o kit alimentação, que teve a colaboração de todos que abraçaram a nossa causa, e se alimentou entusiasticamente. Além, claro da pipoca e outras guloseimas. Nesse dia, estiveram à frente, equipe voluntária do InsTI (Mirna e Pedro Lucas, Rafael, Lucas jr. e Diecks, Gláucia Maria e Daniel, também Gláucia Lima) e Tia Vera Camelo, destaques em todas as ações do InsTI, com a criançada do Projeto “A Casa dos Sonhos” (Instituto Transformar).
✓
“A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.” Machado da
Assis
Agradecemos mais uma vez a todas as pessoas envolvidas, sabedoras de que a maioria não pode comparecer por motivos óbvios. O que vale é a sua contribuição, a sua consciência de que vivemos num País cada vez mais desigual, com o aumento da pobreza e uma certeza: Não cruzaremos os braços. O InsTI vence uma nova batalha e cumpre o seu papel social.
Todos os anos, desde a sua fundação, em 26 de julho de 2015, o InsTI promove Atividade e/ou Ação Sociocultural em outubro. Anos: 2015 - 2016 - 2017 - 2018 – 2019. Em 2020, apesar da pandemia e obedecendo normas da OMS, nossa Atividade prevista e confirmada, aconteceu no sábado, 31 de outubro, de lua cheia: dia do Saci e das Bruxas. – Crianças amaram, isso nos anima a seguir.
Só gratidão à equipe voluntária que doou tempo, atenção, carinho e amor. Gratidão a quem doou material, financeiro ou afeto. Cada doação contribui pra um Mundo Melhor 😷🌎 Viva a Lua, a vida, a arte e a alegria! - Gláucia Lima (presidente do InsTI)
Porque esta missão é nobre e sublime:
✎
“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo
o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a
justiça social se implante antes da caridade.” Paulo Freire
Viva a Luta por Justiça Social! \o/
Lucas Jr. – escritor,
memorialista, coordenador da Biblioteca Poeta Arievaldo Vianna – Instituto
Tonny Ítalo.
Cine InsTI
Dia 31 de outubro (sábado), às 13h30min
- COMO TREINAR O SEU DRAGÃO, é o nome do filme.
Levaremos ao Cineteatro São Luiz uma previsão de 150 crianças, será nossa atividade de outubro para a comunidade do entorno, em Itaitinga .
Obedeceremos ao protocolo de segurança da OMS
_Distribuição de kits de higiene e lanches variados
Participem conosco!!! Contribua com o InsTI, seu apoio é imprescindível para suas Ações!
Todos os anos, desde a sua fundação (26/07/2015), o InsTI promove atividades e/ou Ação Sociocultural em outubro. Anos de 2015 - 2016 - 2017 - 2018 - 2019, por exemplo, cheias de diversão, arte, alegria e cultura.
Em 2020 não será diferente. Apesar da pandemia e obedecendo normas da OMS, nossa Atividade está prevista e confirmada para dia 31/10 - Cine InsTI
InsTI x COVID-19